[firebase-br] Conectar Delphi + Firebird remotamente

Qua Jun 8 09:45:24 -03 2011

Bom dia/tarde Andrey.

Nobre amigo, infelizmente o protocolo de comunicação que foi implementado no
Firebird, e que trafega dentro dos protocolos convencionais de comunicação,
como TCP/IP e outros, ainda é muito lento mesmo, ou seja, ainda falta
melhorar muito para ter uma performance aceitável via internet.

Para tentar amenizar essa situação, geralmente utilizamos algumas
ferramentas que compactam toda a comunicação, como a Zebedee.

Achei PDF interessante sobre o assunto:

http://www.comunidade-firebird.org/cflp/downloads/CFLP_O004.PDF

E existem páginas sobre o assunto, como esta:

http://seucolega.wordpress.com/2008/06/04/conectando-firebird-zebedee/

A grosso modo, essa ferramenta cria um túnel de comunicação, entre o lado
cliente e o lado servidor do Firebird, compactando todos dados trafegados em
ambas as direções, o que reduz um pouco essa lentidão, mas não deixa de ser
um artifício (leia-se RTA (recurso técnico alternativo, vulga gambiarra))
para amenizar um recurso que precisa ser melhorado bastante ainda.

No meu caso, faço algumas páginas em PHP acessando Firebird, mas tudo na
mesma rede local, pois tudo fica dentro do ambiente da empresa de hospedagem
do meu site, e dessa forma, não sinto esse impacto. Mas nas situações em que
o cliente e o servidor não estão na mesma rede, aí sim isso torna-se
crucial.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D