[firebase-br] Sobre o SMP do Firebird 3.0

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Sex Jun 3 16:27:15 -03 2011

SMP é algo realmente complicado, mesmo para bancos "parrudos" como Oracle e DB2.

Mesmo no  Oracle, uma mesma query não consegue utilizar todos os
processadores, a única vantagem, é que os vários processos internos do
banco (geração de logs, archives, auditoria dos índices, ordenação das
consultas, manutenção da cache, controle de Locks, etc) são separados
por threads independentes (e permitem ter mais de um do mesmo tipo
rodando em paralelo).

Porém queries simples, (exceto nos casos de partition table) são
"quase sempre" executadas por um único processador, pois o custo de
"sincronizar" os vários processadores é maior do que rodar num único
processo.

Claro que dá para fragmentar um UNION ALL em várias queries
(paralelas) menores, ou fazer joins em paralelos, mas isto foge da
regra das "queries simples".

Quanto à compressão de arquivos, é um trabalho previsível ( X treads
de Y blocos cada gravando apenas "buffers cheios"), num banco de
dados, "com constante leitura-lock-escrita" isto não é tão fácil de se
estimar....

Eduardo Jedliczka
Apucarana - Pr