[firebase-br] Consulta demorando 2 horas como resolvo.

Luciano franca luapfirebird em yahoo.com.br
Qui Jun 2 10:00:35 -03 2011

 Bom dia pessoal eu tenho uma consulta aqui que está demorando  2:01:00   já rodei a mesma consulta varias vezes e sempre a mesma media de tempo.

 Eu já executei em computadores diferentes para ver se tinha alguma problema relacionado a maquina mais sempre acontece a mesma coisa.
Rodei em maquinas como Windows 7 x64 x32  Windows Xp, todas elas eram Core 2 Duo 3 GHZ com 4 GB de Ram,  já fiz backup e Restore mudei a configuração de Page Size para todas a opções possiveis, revi todos os indices envolvidos e esta tudo certo.
Testei a ultima versão do Firebird 2x depois desistalei e coloquei o Firebird 2.5 testei tanto o Firebird x32 como x64

 Por ultimo instalei o PostGreSQL v.9  x32  nas mesmas maquinas que tenho o firebird criei a mesma estrutura do banco, com os mesmos PKs, FKs e indices coloquei todos os dados do Banco Firebird no PostGreSQL  e para minha surpresa o PostGreSQL demora em media apenas 00:19:00 para executar a mesma consulta com o mesmo numero de linhas.

  As Tabelas são
  cadastro_fornecedor      2022 Registros
  cadastro_mercadorias  41788 Registros
  grade_produtos            95020 Registros

A consulta SQL é

 select cm.codigo, cm.codigo_barras, cm.codigo_fabricante, cm.cod_fornecedor, cm.mercadoria, cf.fornecedor,
 Max(Case When(Gp.filial = 1) Then Gp.preco_g_vista End) As Preco_AS,
 Max(Case When(Gp.filial = 2) Then Gp.preco_g_vista End) As Preco_MT
 from cadastro_mercadorias cm
 inner join cadastro_fornecedor cf on (cf.codigo = cm.cod_fornecedor)
 Inner Join grade_produtos GP on (Gp.cod_produto = CM.codigo)
 Where exists (select cc.codigo_barras from cadastro_mercadorias cc
 where cc.codigo_barras = cm.codigo_barras
 group by 1 having count(cc.codigo_barras) > 1)
 group by 1, 2, 3, 4, 5, 6
 order by  cm.codigo_barras

 Acho o Firebird não consegue trabalhar muito bem com Sub-Select usando Exists.