[firebase-br] RES: Dúvida quanto aos Usuários

Sex Jul 29 10:22:07 -03 2011

Só lembrando um pequeno  detalhe, o Firebird é um projeto open-source, e
portanto, mesmo colocando o controle de usuários dentro do banco, sempre
será possível criar alguma "ferramenta" (se é que posso chamar assim) para
burlar essa segurança, já que o código fonte do SGBD está sempre disponível,
assim como o mapa da estrutura interna das bases de dados, dando as
informações necessárias para criar certos "utilitários".

Acredito que uma forma de termos verdadeiramente segurança dos dados, mesmo
tratando-se de um projeto open-source, seria a possibilidade do próprio
Firebird poder criptografar a base de dados segundo uma chave de
criptografia fornecida pelo usuário que criou a própria base de dados, ou
seja, mesmo tendo o código fonte do SGBD e conhecendo a estrutura interna
dessas bases de dados, só conseguiria ter acesso aos dados corretos se tiver
a mesma chave de criptografia.

O lado positivo seria que finalmente teríamos um controle efetivo nessa
questão de acesso aos dados por terceiros.

O lado negativo seria uma inevitável queda de performance em todas as
operações, justamente por conta do trabalho extra em descriptografar os
dados na leitura e criptografá-los na escrita.

Só nos resta aguardar o futuro para saber que saída será tomada.