[firebase-br] Off-Topic IBObjects X Delphi XE x Delphi 2010

Valdemir (gmail) valdemirjs em gmail.com
Qua Jul 27 22:04:32 -03 2011

Re: Msg Off-Topic na lista firebase IBOBoa noite pessoal

Tenho uma aplicação que no Delphi 2010 tudo ok e funcionando, mas ao trocar
para delphi XE, e atualizar o IBO para a ultima versão (fiz o donwload
domingo)

O mesmo codigo que funciona no delphi 2010 não funciona no delphi xe

por enquanto pegquei 2 coisas

1) cursor com parametros, ao executar a aplicação, da a mensagem que o
parametro não existe, o detalhe é que dentro do delphi da para simular a
execução dando um open no dataset pelo delphi e funciona...para resolver
isso .. vi que antes de dar um open em um cursor tenho que dar um prepare,
fazendo assim não da o erro de parametro... até então consigo resolver
isso.. achei apenas estranho este problema.. talves até exista alguma
solução para isso sem a necessidade de ir fonte por fonte onde tem cursor e
verificar se esta dando um prepare antes do open

2) este caso já é mais dificil, até então nunca me preocupei em dar um
select que traga a chave primaria da tabela, ou seja uma tabela de cliente
que eu quisesse visualizar apenas o nome... colocava Select nome from
cliente... mas parece que no delphi XE da pau... da erro de key links..
exemplo abaixo

qryCliente: TIBOQuery.Create = (Application);
qryCliente.IB_Connection: = DMPrincipal.ib_Conexao;
qryCliente.Close;
qryCliente.SQL.Clear;
qryCliente.SQL.Add ('SELECT NAME, ID_PROSIS, ID_CLIENTE FROM ESCRITORIO');
qryCliente.Open;

da erro de keylinks ...
"Invalid entry KeyLinks: ESCRITORIO.ID"

ID é a chave primaria da tabela, detalhe que este mesmo codigo funciona no
delphi 2010... talves eu até tenha feito um codigo errado, e agora a versão
nova do ibo pega este problema e já bloqueia o codigo pensando em um futuro
problema no banco de dados

desde já agradeço