[firebase-br] OFF TOPIC - usar STORED PROCEDURE no DELPHI

Luiz Carlos lcarlos2000 em bol.com.br
Sáb Jul 23 10:54:39 -03 2011

Pessoal,

Eu nunca usei SOTRED PROCEDURE, sempre fiz tudo com IBQUERY do IBX do DELPHI 7. Só que agora preciso criar um projeto de contas a pagar e receber simples, e preciso pegar o saldo das contas no projeto e não estou conseguindo somente com IBQUERY, ai li num aritgo que para isso tem que usar STORED PROCEDURE do FIREBIRD.

O que preciso fazer é somar todos os valores do campo RECEBER e subtrair todos os valores do campo PAGAR para pegar o saldo, esses campos foram criados no FIREBIRD 2.1 como NUMERIC(15,2). Por exemplo, preciso pegar o saldo das contas do mes de julho de 2011 (existe um campo do tipo date chamado VCTO) e mostrar as contas em um dbgrid e o saldo em um EDIT e não sei como fazer. Eu sei que para o pessoal da lista isso é moleza, mas para mim que nunca trabalhei com SOTRED PROCEDURE está sendo complicado. Se alguem puder me explicar detalhadamente como fazer isso com o componente IBX que é o que eu uso para a conexão com o Firebird 2.1 ficaria muito agradecido.

Grato

Luiz Carlos

  ----- Original Message -----
  From: Tecnobyte Informática
  To: FireBase
  Sent: Saturday, July 23, 2011 9:42 PM
  Subject: Re: [firebase-br] OFF TOPIC - usar STORED PROCEDURE no DELPHI

  Boa noite

  Eu uso Delphi 7 + IBX + Firebird 2.1 e uso IBSQL ou IBDataSet, dependendo da
  necessidade e do tipo de procedure.

  Exemplos:

  - Para procedure selecionável:

  IBSQL1.SQL.Text := 'SELECT * FROM SP_NomeProcedure(:Parametro1, :Parametro2,
  ...)';
  IBSQL1.ParamByName('Parametro1').AsInteger := Valor;

  - Para procedure executável:
  IBSQL1.SQL.Text := 'EXECUTE PROCEDURE SP_NomeProcedure(:Parametro1,
  :Parametro2, ...)';
  IBSQL1.ParamByName('Parametro1').AsInteger := Valor;

  Atenciosamente.

  Daniel P. Guimarães
  Tecnobyte Informática
  www.tecnobyte.com.br