[firebase-br] Firebird 2.5 - Transações em aberto mesmo a aplicação ter sido fechado!

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Qui Jan 27 14:53:41 -03 2011

Fabiano, vendo o seu gstat -h... deu para ter uma percepção
completamente diferente.

Os problemas estão se polarizando em duas questões : sweep e transações.

então vamos lá:

1º) pela diferença nas transações, aparentemente  "algumas" transações
estão tendendo ao infinito. Isto faz com que o banco gera muito lixo,
e degrada seriamente a performance (e a segurança dos dados);

2º) o sweep está ligado (valor default) mas pela duração das
transações ele SEMPRE irá executar num momento que não irá coletar
nenhum lixo, portanto será apenas desperdício de recursos. Desligue
ele IMEDIATAMENTE, e agende para rodar num outro horário, de madrugada
por exemplo, se o servidor ficar ligado.

3º) o banco não está limpando o lixo, então espere por problemas de
desempenho. Execute o Gfix -sweep manualmente (mas não pode ter
ninguém acessando o banco para ter o melhor resultado);

4º) esta suas transações "commitadas" e abertas, podem não ser
Transações fantasmas, talvez sejam processos que ainda não conseguiram
resolver todas as versões de páginas de dados nesta infinidade de lixo
que se acumula no seu banco de dados.

5º) você reparou que seu banco ainda está em modo de manutenção ?

Pelo que eu falei acima, aposto que após um backup / restore, o banco
fica "voando". mas depois de alguns dias ele está parecendo uma
carroça com roda quebrada na subida. Eu estou certo ?

Eduardo Jedliczka
Apucarana - Pr