[firebase-br] FB 2.0.6 - Abertura de Conexoes

william almeida wilchaia.listas em gmail.com
Ter Jan 25 12:20:10 -03 2011

Oi galera,

Eu tenho uma aplicacao em delphi7 com FB 2.0.6 classic, Windows Server 2008
.
Esta tudo tranquilo so que parece que as vezes vai ficando lento a gravacao
embora a a utilizacao de disco e cpu esteja nos 60%.
E parece que quando reinicia o programa e as vezes o servidor a gravacao
volta ao normal.
Teoricamente as configuracoes de servidor, firebird, programa etc estao
certas.
O detalhe é que este sistema tem uma particularidade: ele distribui
registros entre varios BDs, 25 para ser preciso. Entao eu vou abrindo,
gravando os registros e fechando as conexoes com os BDs de acordo que estes
dados vao chegando. Eu serializo tudo por uma conexao. Cada BD desses deve
abrir e fechar uma 4 vezes por minuto e o total de registros gravados é de
aproximadamente 1000/min.

A minha pergunta é a seguinte: sera que esse abre/fecha de conexoes no
Firebird pode estar de alguma maneira deixando-o lento? alguem ja teve uma
situacao parecida?
O estranho, como eu ja mencionei anteriormente, é que a utilizacao de CPU e
disco nao ficam altos, as transacoes ficam ok. Alguem tem alguma dica?

--
William C Chaia de Almeida
Analista de Sistemas

Preservar a natureza não é opção, é evolução.