[firebase-br] Setar campo para NOT NULL

Hélio Oliveira hpensador em gmail.com
Seg Jan 24 11:21:17 -03 2011

Bom dia Colegas!

Há alguma forma de se tornar um campo da tabela como not null sem ser
alterando pelas tabelas de sistemas?

Atualmente estou fazendo alterações em um BD que não esta normatizado e
criando algumas PKs, porém, alguns dos campos necessarios para compor a
PK de uma determinada tabela tem n-dependencias em SPs e Triggers o que
me impede de remover o mesmo e depois recrialo (criar um campo auxiliar,
mover o conteudo do referido campo, exclui-lo e despois recria-lo).

Quando fazemos esta alteração via IBExpert o comando é sempre via
tabelas de sistemas. Porém, como sabemos não é aconselhável façamos
alterações nas tabelas de sistemas do Firebird - o que poderá
corrompendo o BD e torna-lo totalmente inutilizavel.

--
[]'s,

Hélio Oliveira
Bel. Ciência da Computação