[firebase-br] Migrar da versao 1.5 para 2.5

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Qui Jan 20 14:02:19 -03 2011

Você está disposto a migrar de versão sem passar por um processo
profundo de testes e homologação ?

hum... sinto informar, mas a chance de algo dar errado é grande.

Primeiro, existem algumas regras novas no FB 2.1 que podem causar
muitos problemas em queries ambiguas (que funcionam no FB 1.5) como
esta aqui:

Select clientes.Nome from clientes c

justamente para evitar problemas como este:

select cidade.nome
from clientes c
inner join cidades ca on c.codcidadeAtual=n.codcidade
inner join cidades cn on c.codcidadeNasc = m.codcidade

o campo cidade.nome irá retorna a Cidade Atual ou a Cidade de
Nascimento do cliente ?

Além disto, existe mudanças nos charsets / Collates das tabelas de
sistema, e alguns "nomes ou descritivos" de objetos (principalmente se
tiverem acentos e simbolos especiais) podem "requerer" algum tipo de
ajuste (veja o script de migração que acompanha o firebird 2.1 ou leia
o release notes do Firebird 2.5)

Sem contar que, neste caso, não é porque um backup/restore voltou que
as triggers, SPs, etc, estão válidas.

A Instalação do Firebird no cliente nunca foi obrigatória (embora
simplifique muito as coisas), apenas precisa ter a GDS32.DLL ou
FBClient.DLL na mesma pasta do aplicativo. Isto evita conflito com
outras versões do Firebird que existam (ou venham a existir) na
máquina.

Boa sorte,

Eduardo Jedliczka
Apucarana - Pr