[firebase-br] Duvida Firebird embarcado

Magno System magnosysteminformatica em gmail.com
Ter Jan 18 09:48:58 -03 2011

Olha, se eu estiver falando besteira, por favor me corrijam.

Antes do 2.5 o FB embarcado tinha duas limitações: Acesso local e Acesso
exclusivo (somente 1 conexão).

Agora ele só tem a limitação de acesso local, ou seja, você consegue abrir o
seu software pelo FB embarcado e ao mesmo tempo abrir o IBEXPERT na mesma
máquina (acesso local) e conectar no banco.

----- Original Message -----
From: "Eduardo Pelizzari de Andrade" <eduardoandrade em persoft.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, January 18, 2011 9:02 AM
Subject: Re: [firebase-br] Duvida Firebird embarcado

Lendo o post, entendendo que a dll do fbembarcado vai acessar o arquivo
de forma exclusiva como era antes, o que muda é que a dll consegue
atender mais de uma aplicativo ao mesmo tempo. Mas tudo acontece dentro
do mesmo host, um aplicativo pode estar aberto, e uma rotina de backup
pode ser lançada sem problemas, mas uma situação com dois computadores
cada um utilizando uma dll embarcada acessando o mesmo arquivo de banco
de dados não será possível. Não é isso?

Utilizar o fb embarcado dessa forma, seria o mesmo que utilizar um
access, dbf, paradox etc. Você estaria delegando ao Sistema Operacional
operações de travamento de arquivo e registros, fazendo transferência de
páginas pela rede para que a consulta ser montada no host cliente e
consequentemente tendo as mesmas dificuldades que estas soluções tem.
Estou errado?

Se mais de um host deve acessar o mesmo arquivo, o melhor é usar o fb
normal. Se o problema for facilitar a distribuição, o fb é simples de
instalar e administrar, é possível facilmente criar uma rotina de
instalação transparente para o usuário. Procure na net que vários
colegas apresentam solução de instalação automática do fb.

Eduardo Pelizzari de Andrade
Persoft Softwares Aplicativos
Fone: 55 11 22218061