[firebase-br] Definição not null sumiu

Forrest® fernando.bg em gmail.com
Sex Fev 25 10:12:41 -03 2011

No dia 25/02/2011  às 09:51:45 catando milho no teclado Marcelo Geyer  " escrivinhou "  o texto
abaixo :

> A resposta é sim, andaram brincando nas tabelas do sistema, para setar um
> campo em not null e outros em not null
>
> UPDATE RDB$RELATION_FIELDS SET RDB$NULL_FLAG = 1
> WHERE RDB$FIELD_NAME = 'CAMPO' AND RDB$RELATION_NAME = 'TABELA';
>
> UPDATE RDB$RELATION_FIELDS SET RDB$NULL_FLAG = 0
> WHERE RDB$FIELD_NAME = 'CAMPO' AND RDB$RELATION_NAME = 'TABELA';
>
> Mas só isso. Se esta não for a maneira recomendada para redefinir um campo
> em not null ou não, e acredito que não é mexendo nas tabelas de sistema e
> manipulando os objetos diretamente, gostaria de sugestões para boas
> [...]

Não acho uma boa pratica mexer nas tabelas de sistema. Isso sempre acaba dando algum problema.
Nesse caso prefiro criar um novo campo como tem que ser, dar um update do antigo para o novo. Assim
não precisaria mexer na tabelas de sistema, mas lembrando como esse campo não era not null e agora
será terá que garantir na hora do update que sempre terá um valor.

" Deus prometeu às mulheres que os maridos bons e ideais seriam encontrados em todos cantos do
mundo. E depois fez a terra redonda ! ! ! "