[firebase-br] Firebird X Insert com loop

Marcelo Moreira marcelomoreira.souza em gmail.com
Seg Fev 21 12:42:10 -03 2011

Pessoal,

Tenho uma aplicação desenvolvida em .NET e trabalhando com o Firebird 2.1.3
Classic
Neste aplicativo eu tenho um procedimento onde eu leio o conteudo de um
arquivo TXT, trato as informações e depois faco um loop para inserir as
informções no banco. A quantidade de linhas destes arquivos TXT que falei
varia de 1 ate 15.000
O problema tem ocorrido quando meu loop é muito grande, tipo um arquivo de
15.000 linhas. O sistema ao que parece trava alguma transação e depois
disso, outras transações que deveriam executar na tabela onde estao sendo
inseridas as informações ficam travadas tambem e eu so consigo recuperar o
funcionamento se eu reiniciar o servidor.

Diante destas informaçõe eu tenho algumas duvidas?

1 - Existe algum tipo de otimizacao/configuracao que eu possa fazer no
Firebird para ajudar quando eu tiver um loop de insercao de 15.000 linhas?

2 - Trabalhando com o firebird .net data provider eu estou inserindo as
informações usando um insert, sera que usar stored procedure faria alguma
diferença?

3 - Sera que valeria tambem o esforço de fazer modificaçoes na estrutura da
tabela onde estao sendo inseridas as informações? Por exemplos tenho campos
do tipo INTEGER onde guardo valores pequenos como 1 ou 2. Ja pensei em
trocar para SMALLINT. Ou coisas do tipo.

Se alguem puder dar uma força.

Valew!!

Marcelo Moreira
(31) 8420-2723
E-mail / MSN: marcelomoreira.souza em hotmail.com
E-mail: marcelomoreira.souza em gmail.com
Skype: marcelomoreira.souza