[firebase-br] INTERBASE X FIREBIRD

Paulo Portella pportellaa.firebase em gmail.com
Sáb Fev 12 01:22:48 -03 2011

Em 11/02/2011 12:47, Luiz Carlos escreveu:
> Ok Fabiano, vou tentar fazer desse modo, instalando o servidor do firebird numa maquina que só tenha o arquivo cliente do interbase (não tenha o servidor), para evitar conflitos no arquivo GDS32.DLL que é utilizado pelos 2 programas. E nas estações coloco o gds32.dll (fbclient renomeado) na pasta do meu programa.

Luiz Carlos,

1o.) Instala o Firebird na máquina "servidora", tu não precisa instalar
nas estações não... basta seguir o passo abaixo:

2o.) na máquina servidora, você abre o arquivo SERVICES que está em :
c:\windows\system32\drivers\etc

e adicione (ou altere) a linha

GDS_DB 3051/tcp # Firebird com porta mudada

3o.) no seu aplicativo parametize a localização física do arquivo FDB da
seguinte forma:

\\nomedamáquina/3051:\diretorio\arquivo.fdb
ou
apelido_dado_ao_banco que você pode configurar no arquivo ALIAS.CONF na
instalação do Firebird.

# List of known database aliases
# dummy = c:\data\dummy.fdb

->> Claro que tambem tu tem que tirar o jogo_da_velha

4o.) Nunca precisei tirar o (jogo_da_velha) # da linha

RemoteServicePort = 3051 ou 3052 ou 3053 ou qualqueroutronumero

5o.) não precisa se preocupar em copiar/renomear GDS32.dll do IB/FB,
basta você ter o FBClient.dll do Firebird no mesmo diretorio junto do
EXE que ja tá bom demais da conta.

6o.) nas estações, basta você apontar um atalho para o Executável e não
se esquecer de colocar no campo INICIAR EM o mesmo diretório de
localização do EXE, mesmo sendo via rede...ou seja, você não precisa
instalar o Firebird nas estações de trabalho.

Ok? qualquer coisa dá um grito,

--
Vida de americano é assim: iPhone, iPod, iPad, iMac….
Já a de brasileiro é assim:IPTU, IPVA, ICMS, IPI etc