[firebase-br] trabalhar imagens em campos blob

Qua Dez 21 15:10:09 -03 2011

Quando o blob está na mesma tabela com o resto dos campos, pode
ocorrer fragmentação, pois o FB verifica se o blob "cabe" no espaço da
página de dados da tabela, e se couber, grava ele ali mesmo, caso
contrário, aloca uma página de blobs para grava-lo.

Se o FB grava o blob na página de dados da tabela, provavelmente ele
vai ocupar um espaço considerável, diminuindo portanto a quantidade de
registros da tabela que poderão ser gravados nessa mesma página,
fazendo com que o FB tenha que ler mais páginas para retornar os dados
de um select, mesmo que o select não referencie o blob em questão.

Se vc separa o blob em outra tabela, essa "fragmentação" não
existiria.

Enfim, para decidir se é melhor ou não separa o blob em outra tabela,
deve-se levar em consideração vários fatores, como o tamanho da
página, o tamanho médio dos blobs, etc.

[]s
Carlos H. Cantu