[firebase-br] Tabelas de Cotação

Alysson Gonçalves de Azevedo agalysson em gmail.com
Qua Dez 7 13:31:29 -03 2011

na verdade não é complexo... só é mais trabalhoso... mas nada difícil de
entender...

A primeira e "principal" seria a tabela cotação...
Tabela 1 - Cotacao - cod_cotacao, num_pedido, data, e outros campos
relacionados.

Na segunda tabela, você grava o fornecedor, produto e valores
Tabela 2 - fornecedor, produto, qtd, valor

Acontece que dessa forma, ficaria confuso mostrar tela apenas com campos
texto e uma grid.
Isso pro que ficaria tudo misturado... cotações de um produto com um
fornecedor, cotações de outro produto com outro fornecedor.
(da outra forma, você veria sempre cotações de fornecedores para um
determinado produto).

Fazendo dessa segunda forma, você precisaria estudar uma forma amigável de
mostrar isso na tela.
Lembra que o programa deve ser fácil e intuitivo de usar...

Fora isso, não tem nenhuma outra dificuldade.

Eu sugeri colocando o produto por que nas empresas que já trabalhei, o
departamento de compras dividiam as tarefas...
Fulano é responsável por cotar e comprar os produtos A,B e C , Ciclano
pelos X, Y, Z.
E cada um desses compradores tem a relação de fornecedores dos produtos,
então, ela entra na cotação do produto X e coloca o preço de cada
fornecedor la...

Já o contrário eu nunca vi, relacionar uma cotação ao fornecedor e então
cotar os produtos desse fornecedor.

O que acontece também é que depois de todos os produtos do pedido terem
sido cotados, o sistema vai e agrupa todos os produtos de cada fornecedor
para que o usuário compre todos os produtos do fornecedor de uma unica vez.

Mas ai já é outra historia.

Duvidas, mande aew, estamos ai pra isso.