[firebase-br] RES: Problemas Lentidão em base Firebird/Contato Carlos Cantu

Eurides Baptistella eurides.baptistella em gmail.com
Qui Ago 25 11:13:41 -03 2011

Pessoal, realizei os testes comentados, não obtive melhoras. Seguem os
comentários:
- Fabiano, já fiz testes pensando que a trigger estava comprometendo, mas
não é, peguei o update dela e adicionei junto com meu procedimento, não tive
uma melhora perceptível.
  O que percebi é que se eu compilar a trigger ou o procedimento entre uma
execução e outra meu processo volta a ficar rápido. Estranho isso não acha??
- A situação continua a mesma, após a primeira execução o processo começa a
ficar lento.
  Observei que neste segundo momento o acesso a disco é maior quando integro
os documentos, já na exclusão o acesso ao disco acontece no inicio do
processamento e ao termino do mesmo.
- Setei a Flag do "-use reserve", fiz backup/restore, aparentemente melhorou
um pouco o desempenho, mas é quase insignificante pelos resultados que
obtive.
- Em todas as etapas o commit foi efetuado.
- As transações em limbo não são problemas pois na maioria das vezes, nos
meus testes, só existia uma transação aberta.
- A versão utilizada do Firebird 2.5 CS (Classic Server) com 3.000 páginas
de buffer é tranquila (no meu ver) quando tenho (no ambiente de testes) 1
conexão e um Servidor com 4Gb de RAM.

Pergunto para vocês, porque quando recompilo uma procedure/trigger o
processo volta a ficar rápido??

Segue um gstat -h
Database header page information:
        Flags                   0
        Checksum                12345
        Generation              14560
        Page size               8192
        ODS version             11.2
        Oldest transaction      10506
        Oldest active           10507
        Oldest snapshot         10503
        Next transaction        14506
        Bumped transaction      1
        Sequence number         0
        Next attachment ID      45
        Implementation ID       16
        Shadow count            0
        Page buffers            3000
        Next header page        0
        Database dialect        3
        Creation date           Aug 24, 2011 15:43:55
        Attributes

    Variable header data:
        Sweep interval:         0
        *END*

Informações do processo de "exclusão lento" após o select * from
Query
execute procedure pcd_int_exclui_crcctb(',2,','31.05.2011','31.05.2011');
Query Time
Prepare       : 15,00 ms
Execute       : 1.230.427,00 ms
Avg fetch time: 0,00 ms

Memory
Current: 30.988.476
Max    : 32.208.476
Buffers: 3.000

Operations
Read   : 265
Writes : 122
Fetches: 430.416.927

Enchanced Info:
+------------------+-----------+-----------+-------------+---------+---------+---------+
|Table Name        |  Records  |  Indexed  | Non-Indexed | Updates | Deletes
| Inserts |
|                  |   Total   |   reads   |    reads    |         |

*--
Eurides V. Baptistella
**E-mail:* eurides.baptistella[@]gmail.com <eurides.baptistella em gmail.com>
*Fone:* +55 (49) 9125-6572