[firebase-br] RES: Problemas Lentidão em base Firebird/Contato Carlos Cantu

Eurides Baptistella eurides.baptistella em gmail.com
Qua Ago 24 08:36:48 -03 2011

Carlos, ainda não consegui fazer o teste com o parâmetro “no reserve”. Farei
na sequencia pois a base é de 10Gb (vai demorar um pouco).

O Firebird usado é o Classic Server (CS).

Os testes foram feitos da seguinte maneira:

1º Reiniciei o servidor (limpar qualquer sujeira);

2 º Executei a integração de documentos; (Demora 3 min para integrar 11926
documentos)

3 º Exclui os documentos; (Primeira coleta de informações, exclusão é quase
instantânea)

4º Integrei novamente os documentos; (Demora aprox.. 20min para integrar os
mesmos 11926 documentos)

5º Exclui os documentos; (Segunda coleta de informações, exclusão demorou
20min).

A frase abaixo está equivocada, quero dizer que o problema é a lentidão.

EB>Segunda Execução (Processo com problemas e lento)

O Código da procedure quando alterada (sem a utilização da trigger) é o
seguinte:

procedure pcd_exclui_lancamentos

  FOR SELECT EDT, LTE, LCT

        FROM DOCUMENTOS

       WHERE ((:pEmp = ',0,') or (:pEmp Containing SubString(','||EOR||','

from 1 for 5)))

         and DTC between :pDtaIni and :pDtaFin and ITG='S'

        INTO :iEdc, :iLte, :iLcc

  DO BEGIN

    if (iEdc is null) then iEdc = 0;

    if (iLte is null) then iLte = 0;

    if (iLcc is null) then iLcc = 0;

    /* EXCLUI OS LANÇAMENTOS DO CAIXA */

    DELETE FROM CAIXA /* aqui dispara a trigger */

     WHERE Emp = :iEdc and Lte = :iLte and Cod = :iLcc;

   update TOTALIZADORA

     set TLC = TLC - 1

       , TVC = TVC - 1

       , TDC = TDC - 1

       , TCC = TCC - 1

       , DTM = 'today'

       , USR = 0

   where EMP = :iEdc

     and COD = :iLte;

   END

Estou iniciando os testes com o parâmetro “no reserve”. Na sequencia
postarei os resultados.

No ponto em que estou (testes que realizei) não tenho dúvidas de que o
problema está no Firebird. Os testes realizados em Postgres foram ótimos,
exportei os dados dessa base e inseri na outra, funcionou sem problemas.

Ai pergunto, tirando a questão do “no reserve”, o que mais pode estar
afetando o desempenho de tal forma?????

 *--
Eurides V. Baptistella
**E-mail:* eurides.baptistella[@]gmail.com <eurides.baptistella em gmail.com>