[firebase-br] [OFF - Cantu? o que tu achou da dica ?

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Qui Abr 28 18:51:09 -03 2011

Pedro, não é tão simples.

Nos últimos 6 anos, atuando como DBA e consultor de Firebird, já
peguei vários casos "aparentemente" semelhantes, mas com soluções
muito diversas.

Não dá para construir uma receita de bolo, pois há certos fatores que
facilmente fogem do roteiro. Quer exemplos ?

certa vez fui chamado para verificar uma base de dados que havia
corrompido, motivo: acabou a luz e o no-break não segurou. Principal
sintoma: "database appears corrupt".

Usei a receita "gfix validate /full, gfix mend, backup / restore".
surpresa, o banco restaurado tinha 1/3 do tamanho, com várias tabelas
vazias.

Plano B: fiz outra cópia da base original (portanto nunca use gfix na
base de produção), e usei o IBFirstAid. Recuperação acima de 97% e
três meses de auditoria para descobrir  tudo o que havia sumido.

Em outro caso, o servidor estava travando várias vezes por dia. o
Banco funcionava normalmente, mas dava erro no gbak. Solução: PUMP dos
dados para um banco vazio. Foram perdidos poucos registros (onde
sabíamos exatamente quais os IDs perdidos em cada tabela), e feito o
recadastramento destes dados manualmente.

Há casos em que é mais rápido/fácil voltar um backup da "véspera", e
"enchertar" apenas o movimento do dia.

Portanto, é muito importante conhecer as ferramentas/técnicas de
recuperação, mas o "feeling" do DBA ainda é a melhor solução.

É claro que quando o sistema ajuda, ou seja, possui algum tipo de
auditoria, a recuperação sempre é mais fácil.

Eduardo Jedliczka
Apucarana - Pr