[firebase-br] RES: Espaço do banco de dados no firebird

Diego Trally dtrally em gmail.com
Qua Abr 20 09:09:31 -03 2011

Pessoal, valeu pelas respostas

@Felix:
Eu imagino que o BD devesse ocupar menos espaço que os arquivos ASCII pois
nesses arquivos tem muita informação textual repetida, enquanto no BD essa
informação é gravada apenas uma vez e referenciada nos registros onde ela
aparece. De fato teve um ganho de espaço, mas não foi tão significativo
quanto eu esperava.

@Paulo:
Paulo, os valores default estão lá como mera formalidade, no assistente de
criação de BD que usei quando marquei NOT NULL ele já botou o campo defaul
automáticamente, mas de qualquer forma não é utilizado pois realmente esses
campos nunca são nulos e logo não recebem o valor padrão.

@Gilberto
Gilberto, pelo que eu entendi, o que você falou está correto, ele não libera
o espaço ocupado por um registro excluido para otimizar o BD. Porém eu não
exclui nenhum registro no meu banco, então acredito que todo esse espaço
esteja ocupado com dados.
[]'s #