[firebase-br] 100 CPU firebird 2.5 Classic

luciano luciano em orgsystem.com.br
Ter Abr 19 08:09:54 -03 2011

Olá,

Conforme disse no post anterior, eu iria comentar quando trocassemos o servidor.
fizemos isso ontem, colocamos um novo servidor, com as características abaixo;

Fabricante: DELL
Processador:  2 processadores quadcore
Memória: 12 Giga
HD: 2   300GB    6giga transferência
Controladora:  H700 6 giga transferencia e 1G de cache

penso que o relevante seria isso.

Instalamos a versão Classic 64 (no outro usavamos 32), e colocamos em produção,
o que aconteceu é que fica com processamento baixo, e após vários usuários
conectar e trabalharem, em a partir de um momento, o firebird, passa a não
responder mais ninguém, e não aceitar conexões novas, fica aparentemente
travado,
mas o servidor (hardware) está normal em processamento (aprox.4% utilização),
memória (usa aproximada 5 GB), no servidor antigo como o processamento ficava em
100%, eu achava que era algo nele, o que realmente não é. Acredito ser alguma
falha do firebird classic, pois trocamos para o superserver e tudo ficou
funcionamento.
Como observação eu descarto otimização no BD, como comandos SQL com
plano ruim, algo assim, pois tudo funciona com velocidade muito boa (mesmo no
outro).

Utilizo o firebird desde a versão 1.0, e com mais de 200 projetos em produção
(alguns deles 24x7), e sem nunca ter tido problema com firebird, eu gostaria de
entender, e saber se alguém passou por isso.