[firebase-br] Ajuda em uma select

Ronan ronan em antarescomputadores.com.br
Seg Abr 18 13:25:41 -03 2011

Amigos,
estou aprendendo sql há muito pouco tempo, e possivelmente essa select
deve ser fácil.

Tenho uma tabela com duas colunas Palavra1, Palavra2
Na Palavra1 eu tenho substantivos, por exemplo, bola, cadeira, mesa,
etc. Na Palavra2 eu tenho adjetivos, por exemplo, branca, amarela,
grande, pequena, gordo, magro, etc. Assim:

Palvra1,  Palavra2
Bola     ,  Branca
Mesa   , Redonda
Mesa  , Quadrada
Bola,   Branca
Bola   , Cheia
Bola  , Redonda
Mesa, Quadrada
Carro,Azul

Eu preciso de duas selects.

A primeira para contar a ocorrência de cada palavra1, no exemplo, eu
precisaria:
Palavra, ocorrencia
Bola, 4
Mesa, 2
Carro,1

A segunda select eu preciso contar as ocorrencias das relações, por exemplo,
Palavra1,Palavra2,ocorrencia
bola,branca,2
mesa,redonda,1
mesa,quadrada,2