[firebase-br] [meio-off] Problemas componente Dbexpress e Firebird 2.x

Tiago tijgrillo em gmail.com
Seg Abr 4 17:48:39 -03 2011

Ola,

   Estamos trocando o nosso sistema de firebird 1.5 para 2.x, porém estou
com dificuldade na seguinte questão.

    - Delphi 7
    - Firebird 2.1
    - Componente Dbexpress
    - Usando a dll dbexpUIBfire15.dll (UIB FireBird15)

    Quando eu tento usar parametro no componente TSQLDataSet o Delphi
simplesmente fecha:
        Exemplo: SELECT TAB.CAMPO FROM TABELA TAB WHERE TAB.CAMPO =
:PARAMETRO

    Testando vi que o problema é o parametro, se eu tirar o : (dois pontos)
dá certo, e inclusive se substitui-lo por ? (interrogação) e adicionar o
parametro na mão no componente, funciona normal.

    O problema é que toda a hora tenho que criar os parametros é complicado,
alguem sabe o que pode ser isto?