[firebase-br] Normalização de Banco de dados

DanielN danieln.desenvol em supersoft.com.br
Qua Set 29 16:18:10 -03 2010

Pessoal, boa tarde
estamos re-estruturando nossos sistemas, e um dos pontos a serem
avalizados é a estrutura do banco de dados, com isso surgiu uma dúvida,
onde gostaria da opinião de vcs:
hoje usamos a chave primária da tabela para identificar um registro, em
muitos casos utilizamos dois ou três campos como chave para isso.
mas alguma pessoas dizem que deveria ter um campo único para este fim,
um id que irá identificar o registro.
alguem tem experiência com os dois tipos de estrutura de bancos para me
dizer quais os benefícios de se utilizar um id único ao invés de vários
campos na chave primária?

um detalhe que acho que deve ser importante, nosso banco de dados é de
um ERP, onde existem mais atualizações de dados do que emissão de
relatório, mas os relatórios sempre envolvem muitas tabelas para chegar
nas informações necessárias.
e o volume de dados sempre é grande por tabela, coisa de no mímino
100000 por tabela, na maioria de nosso clientes.

Grato
Daniel Nicoletti