[firebase-br] Copia do BD em uso

Alysson Gonçalves de Azevedo agalysson em gmail.com
Sex Set 17 10:27:27 -03 2010

Olha, apesar de me considerar um amador, vou chutar um palpite... qualquer
equivoco me corrijam.

Sobre backupear em pleno o uso, imagino que há dois casos:
  1º Um sistema que faz commits a todo tempo, no afterpost do cds, por
exemplo
  2º Um sistema que faz apenas 1 commit para cada conjunto de operações, por
exemplo, um botão "gravar", que faz apply de todos os cds e em seguida faz
commit.

vamos supor que vc tem um conjunto de 2 tabelas (tanto faz o
relacionamento), e que vão ser gravados 1 registro na tabela pai e 5 na
tabela filho... porem, antes dessa operação ser totalmente comcluida, alguem
inicia o backup...

no 1º sistema, a cada registro inserido, é feito commit, logo, se o backup
entrar nessas tabelas antes de todos os registros serem incluidos... isso
não causará corrupção, mas sim inconsistencia... pois apenas parte do
conjunto foi pro backup
supondo que o usuario restaure esse backup, ao invez de ter 1 pai e 5
registros filhos, vai ter 1 pai e 3 filhos, ou no pior dos casos, 5 filhos
sem 1 pai...

agora, no 2º sistema, será inserido o registro pai, depois os 5 filhos e,
então, o commit...
com isso, se o backup for feito antes do commit, não vai vir nenhum desses
registros, ou se o backup for feito depois do commit, todos os registros
estarão no backup... com isso, nao terá inconsistencia...

vale lembrar que é assim usando gbak, copiar e colar não rola.

Alysson Gonçalves de Azevedo
(11) 8491-7730

"Pobre vive dizendo que não tem nada, mas quando vem a enchente, ele sai
gritando: -Perdi tudo!!!"