[firebase-br] Duvida com transações no Firebird

Luiz Carlos lcarlos2000 em bol.com.br
Ter Set 14 09:40:44 -03 2010

Olá,

Sou novato em trabalhar com o Firebird em rede e desenvolvi um sistema que usa o Firebird, IBX e Delphi. Nesse sistema que até agora não me deu nenhum problema eu uso as querys de consulta e as querys de edicão de dados ligadas a um mesmo componente de transação (IBTRANSACION1) e só dou commit nas querys de edição, não dou commit nas de consulta.

Porém tenho visto aqui no forum varias mensagens dizendo que não se deve usar um mesmo componente de transação para as consultas e para a edição de dados, que o correto é usar as query de consulta ligados a um IBTRANSACION e as query de edição a outro IBTRANSACION. É isso mesmo? como até agora não tive problemas com esse sistema em nenhum cliente fico em duvida em fazer essa mudança, e por isso peço aos colegas que ajudem um iniciante a entender o beneficio de fazer essa mudança.

Grato

Luiz Carlos