[firebase-br] Campo com default source grava valor null

Thiago zan_ti em farmaponte.com.br
Sex Set 3 13:29:03 -03 2010

Galera, bom dia.

Seguinte, tenho uma tabela no firebird onde tenho um campo chamado
dth_insert com o default source como current_timestamp.

Quando insiro um registro através de insert into via comando SQL o
registro depois de gravado fica com a data e hora gravada no campo
corretamente mas quando eu faço isso utilizando append e post no dataset
no delphi esse campo fica gravado null na tabela.

Eu nunca trabalhei utilizando gravação de dados diretamente pelo
dataset, sempre fiz isso utilizando comandos SQL mesmo, por isso não sei
o que devo configurar para que isso aconteça.

E outra coisa, esse é um campo not null, mas como ele tem valor default
eu não preciso passar nada de valor porque o banco vai fazer o
preenchimento sozinho mas como pelo delphi está gravando null está dando
exceção.

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado.