[firebase-br] Firebird Lento + de 2000 transacoes/minuto

william almeida wilchaia.listas em gmail.com
Sex Set 3 12:37:23 -03 2010

  Oi Galera da lista,

  Estou com uma aplicacao que roda em Delphi 7/dbexpress/Firebird
2.0.6/windows server 2008 server e estou experimentando muito atraso nas
gravacoes.

  O cenario é o seguinte:

  - tenho uma aplicacao que é multithread
  - uma thread gerencia o recebimento de uma media de 500 pacotes de dados a
cada minuto, sendo que cada pacote desses gera um registro armazenados em um
BD temporario
   - uma outra thread fica verificando esse BD temporario e os distribui em
outros BDs definitivos
   - esses BDs definitivos sao consultados via Web em PHP

  Pelo os meus calculoss o  FB lida com mais de 2000  transacoes/minuto, ja
que existem outras verificacoes de rotina e a consulta via web.

Tomei os seguintes cuidados:
  - todos os BDs estao com o sweep desligado e com forced writes ligado
  - tenho uma conexao para cada thread no D7(dizem que com o FB 2.5 nao vai
mais precisar disso)
  - faco o uso explicito de transacoes no D7 e no PHP
  - o sistema abre  conexao com um certo BD definitivo grava os dados e
depois fecha a conexao

  O que  tem acontecido é uma lentidao gradual das gravacoes. O que se
constata é que a diferenca entre a Oldest transaction e a Next transaction
aumenta o que obviamente detona a performance do FB. Ja verifiquei todos os
codigos, em Delphi e PHP que faco uso para assegurar que as transacoes sao
usadas explicitamente mas mesmo assim as transacoes comecam a fica
pendentes. Tem horas que nem com o sweep manual da jeito. Tem q fazer um
backup/restore. Ai com o tempo a diferenca OT/NT comeca a crescer de novo.

As bases estao crescendo. Term algumas com 3GB e alguns milhoes de
registros. Achei que isso nao seria problema para o FB. Alguem ai tem alguma
sugestao ou sabem se o D7 tem problemas para lidar com tanta transacao? Vou
migrar para o 2010 mas voces sabem que migracao de sistema nao é assim tao
simples e rapido e estou com esse pepino para resolver.

Um abraco

--
William C Chaia de Almeida
Analista de Sistemas

Preservar a natureza não é opção, é evolução.