[firebase-br] Configuração de Servidor

Maciel Soncini Bueno maciel em 2msolutions.com.br
Qui Set 2 15:50:30 -03 2010

Saudações,

Ferramenta em que a aplicação foi desenvolvida
Delphi 7 + DBExpress + Firebird 1.5 Classic Server

Servidor:
Windows 2003 Server
Xeon Core 2 Duo 2.13 Ghz
04 GB RAM

Cenário:

O banco hoje tem aproximadamente 15 GB.
Temos em média 100 conexões.
A utilização de memória fica em torno de 950 MB
O meu problema está na utilização do processador, vira e mexe bate 100% e as
vezes não sai mais.
Resultado: Sistema lento ou travando.

Sei que posso migrar para Firebird 2.1.x mas isso teoricamente na versão do
meu Delphi / DBExpress não é tão rápido e talvez não resolva definitivamente
o problema.
Sei também que query´s podem até serem melhoradas para utilizar menos
processador, mas isso teoricamente não é o ponte forte da questão. Hoje por
exemplo das 114 conexões tinha 02 ou 03 utilizando esporadicamente 10 / 15%
do processador (rodando rotina de faturamento) e as demais não atingiam 1%
do processador (apontava 0%).

Gostaria de obter da lista opiniões para melhoria. Me parece que o servidor
está abaixo da configuração recomendada para esta quantidade de conexões.

Qual configuração de servidor vocês me sugerem (PROCESSADOR / MEMÓRIA /
SISTEMA OPERACIONAL).

Agradeço antecipadamente as recomendações.

Maciel