[firebase-br] [Off] Delphi 2010+ibx+firebird 1.5

Marcelo Fortes fortes.m em gmail.com
Sex Out 15 10:34:32 -03 2010

É como eu imaginei
Faça o seguinte : vá no site da Devrace baixa lá o Fib-Plus trial.

Faça um pequeno teste com uma cópia deste teu projeto e vai substituindo
algums componentes, DataBase, DataSets, Transactions... como o IBX  e o
Fib-Plus tem a mesma raiz em comum a migração é bem menos dolorida por que
eles são muito parecidos com algumas poucas diferenças por exemplo, no
Fib-Plus não exite TTable tudo é DataSet ou Query, os DataSets já são
Updatable, tem ums recursos muitíssimo interessantes como tem a
possibilidade de ter duas transactions para um ou mais DataSets uma
Transaction de leitura e outra de escrita, isso praticamente acaba com os
DeadLocks !
Outro recurso notável é o autocommit que vc pode usar em conjuto com o
recurso a cima.
Então vc tem assim, uma transaction d leitura que pode ficar aberta por mais
tempo e uma transaction para inserts, updates que dá commit automático a
cada post, delete, update.

Performance e gerenciamento de memória são muito notáveis também, ordenação
e filtro de campos feita no cliente por exemplo.
outra coisa muito prática é que os datasets depois que vc cria os selects
automaticamente geram os inserts, updates deletes no editor de SQL do
dataset
uma forma super mais produtiva de trabalhar com joins para Master Detail,
tem muitos exemplos destes recursos.

O Famos IBExpert internamente usa os componentes Fib-Plus. Atualizações são
gratuitas e sempre tem patches saindo logo e o suporte é impecável.
Na lsta deles sempre tem lá a Marina Morikova e o Sergey
Buzdhadzy(engenheiro principal) dando suporte bem amigázvel e profissional.

(DETALHE IMPORTANTE a versão trial só se conecta ao firebird se estiver
intalado a gds32.dll de retrocompatibilidade que acompanha o Firebird) na
versão paga se conecta com os os dois clientes fbclient e gds32(do Firebird
e do InterBase, mas não vá misturar os gds32 viu?).

É a escolha mais racional se vc tem um projeto muito grande feito com IBX e
não quer re-escrever tudo! tem um utilitário que ajuda nas conversões dos
componentes.

Vale a pena.

No site Firebas do Carlos Henrique Cantu tem lá o mesmo produto sendo
vendido muito mais barato que no site da Devrace.

Sucesso, e espero ter ajudado.

Marcelo Fortes.