[firebase-br] Arquivo de paginação do Windows 2008

Eurides Baptistella eurides.baptistella em gmail.com
Ter Nov 30 19:40:41 -03 2010

Fala galera!

Fábio, estamos passando por um problema muito parecido com o seu, um cliente
da empresa onde trabalho possui um servidor Windows 2008 64 (8Gb de memória
RAM) com o Firebird CS 1.5 instalado (somente como servidor de banco).

Acontece praticamente a mesma coisa que foi descrito por você, o SO fica
armazenando cache até "estufar" a memória, só limpa se forçar (reiniciando o
server ou limpando todas as instancias do FB abertas ou então utilizando
alguma ferramenta de limpeza de memória).

Em alguns testes realizados observamos que o parâmetro Page buffers do
Database (gstats -h) estava com valor zero e não era utilizado o default do
firebird.conf (não sei se é algum bug pois no linux ele respeita essa
regra.), assim, forçamos o page buffers do DB. Outro ponto que observamos é
que existem algumas conexões abertas do FB sem que a estação do usuário
esteja com o sistema aberto, ou seja, aparentemente essa estação saiu (ou
caiu) do sistema e a instancia do FB continua la, "pendurada", existem
alguns registros no log do FB que indicam erro de conexão de rede.
Realizamos testes simulando o ambiente em Windows 7 (64 e 32) e Windows 2008
(64 e 32) todos com o FB CS 1.5 e acontece sempre a mesma coisa.

No mais, amanhã iremos coletar mais algumas informações para tentar elucidar
o caso.

Se alguém esteja passando ou já passou por uma situação parecida e possa nos
ajudar seria ótimo.

Obs.: O Backup do cliente é realizado diariamente.

Valeu galera.....

Em 30 de novembro de 2010 14:20, Fábio Eduardo de Souza <fabio em cognum.com.br
> escreveu:

> Ola, a todos.
>

> Por gentileza, tenho alguns clientes onde meu ERP esta instalado em um
> servidor Windows 2008, com o Firebird 2.1.
>
> A medida que o pessoal trabalha com o ERP, o “arquivo de paginação do
> Windows”, vai crescendo a ponto de deixar o sistema muito lento, ficando
> inviavel de trabalhar com o sistema.
>
> Quando isso ocorre, temos que reiniciar o servidor para ele voltar ao
> normal. Este servidor é dedicado ao ERP, não tem nenhum outro tipo de
> sistema instalado.

> [...]

*--
Eurides V. Baptistella
**E-mail:* eurides.baptistella em gmail.com <eurides em sysmo.com.br>
*Fone:* +55 (49) 9125-6572