[firebase-br] Comandos Semelhantes!

cury firebird cury.fb em gmail.com
Sex Nov 26 13:55:56 -03 2010

a instrução

select first 5 from
     (select  'A' from rdb$fields
         union all
      select 'B' from rdb$fields)

é a mesma que

select  'A' from rdb$fields
    union all
select 'B' from rdb$fields
rows 5

???

na segunda o comando ROWS 5 não teria efeito somente na select 'b'  ??
se não tem uma grande diferença da forma como são utilizado os comandos..
certo ?!

-----Mensagem Original-----
From: Eduardo Pombo
Sent: Friday, November 26, 2010 12:53 PM
To: FireBase
Subject: Re: [firebase-br] Comandos Semelhantes!

Pelo que eu percebi existe uma sutil diferenca, o rows é executado
sobre o resultado da sentença.

Se vc executar uma sentenca com union vc pode ver a diferenca.
Neste caso ele seria equivalente a um select first x from (select .. ) . Ex:

   select first 5 from
      (select  'A' from rdb$fields
          union all
       select 'B' from rdb$fields)

isso seria o mesmo que

      select  'A' from rdb$fields
          union all
      select 'B' from rdb$fields
      rows 5

que ja seria diferente da sentenca abaixo pq ela traria 10 registros.

      select first 5  'A' from rdb$fields
          union all
      select first 5 'B' from rdb$fields

Espero ter ajudado.