[firebase-br] RES: RES: RES: Consumo excessivo de memória

Sex Nov 5 09:56:25 -03 2010

Sugiro que vc use ferramentas mais avançadas do que o "gerenciador de
tarefas". Baixe o pacote SysInternals da Microsoft, e use o Process
Explorer. Ele dá muito mais informações do que o taskman, e poderá
ajudar a ver onde a memória está sendo usada. Veja tb o VMMap.

[]s
Carlos H. Cantu

mdds> Bom dia Carlos,

mdds>   Tudo bem?
mdds>   Nos 5 GB que eu citei já estão inclusos o consumo de memória referente ao
mdds> cache e ao sort ((8Kb x 1.000 páginas + 64Mb de Sort) x 70 conexões) = 5 GB
mdds>   Quanto a mensagem, ela ocorre nos terminais dizendo que não foi possível
mdds> se conectar com o FB pois o servidor não possui mais memória disponível (vou
mdds> ver com o cliente para ele me mandar uma imagem com a mensagem).
mdds>   Já no servidor, pelo gerenciador de tarefas, mostra que os 8 GB já foram
mdds> alocados e a memória cache fica aumentando até chegar ao seu limite, daí
mdds> começa a ocorrer os erros nos terminais.
mdds>   O estranho é que se eu somar, pelo gerenciador de tarefas, a memória de
mdds> todos os processos fb_inet_server, não passa de 3 GB. No entanto, não existe
mdds> nenhum outro processo que esteja ocupando mais memória do que os processos
mdds> do FB.
mdds>   (Obs.: O servidor somente roda o FB. Nenhum outro software está sendo
mdds> usado)

mdds> Sem mais, obrigado antecipadamente pela atenção

mdds> Marlon D. Souza

mdds> -----Mensagem original-----
mdds> De: lista-bounces em firebase.com.br
mdds> [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
mdds> nome de Carlos H. Cantu
mdds> Enviada em: quinta-feira, 4 de novembro de 2010 17:13
mdds> Para: FireBase
mdds> Assunto: Re: [firebase-br] RES: RES: Consumo excessivo de memória

mdds> Vc tem que lembrar que os 5GB que vc calculou seriam usados apenas
mdds> para o cache do banco. A sua configuração de limite de memória para
mdds> Sort é de 64MB (por conexão), ou seja, 64MB * 70 conexões = 4.5GB,
mdds> somados aos 5GB, dão mais de 9GB! O padrão desse parâmetro para o
mdds> Classic é 8MB e não 64MB.

mdds> Qual é a mensagem exata que o servidor dá?

mdds> Vc já monitorou o uso da memória do servidor no momento em que dá o
mdds> problema, pra ver como estava o consumo?

mdds> []s
mdds> Carlos H. Cantu
mdds> www.FireBase.com.br - www.firebirdnews.org
mdds> www.warmboot.com.br - blog.firebase.com.br

mdds>> Eu preciso usar a versão Classic pois o servidor possui mais de um
mdds> núcleo.
mdds>> Quanto as configurações, são as seguintes:

mdds>> Conexões: 50 a 70
mdds>> Tamanho da página: 8 Kb
mdds>> DefaultDbCachePages: 1.000
mdds>> SortMemBlockSize: 4 MB
mdds>> SortMemUpperLimit: 64 MB

mdds>> Portanto, na pior das hipóteses (70 conexões utilizando 72 MB cada
mdds> ((8Kb x
mdds>> 1000 + 64Mb) x 70) ), a demanda seria de 5 GB, ou seja, abaixo dos 8
mdds> GB
mdds>> disponíveis.

mdds>> Estou seriamente desconfiado de que o problema é o fato de estar
mdds> usando o FB
mdds>> de 32bits em um servidor de 64bits.

mdds>> O que vcs pensam disso?

mdds>> -----Mensagem original-----
mdds>> De: lista-bounces em firebase.com.br
mdds>> [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
mdds>> nome de Alysson Gonçalves de Azevedo
mdds>> Enviada em: quinta-feira, 4 de novembro de 2010 14:50
mdds>> Para: FireBase
mdds>> Assunto: Re: [firebase-br] RES: Consumo excessivo de memória

mdds>> Não tenho duvida de que seu firebird.conf está correto, porem, a forma
mdds> de
mdds>> trabalhar do firebird classic em si é que está causando o uso
mdds> excessivo...

mdds>> como o amigo Magno disse, no firebird classic, cada conexao cria uma
mdds>> instancia nova do firebird... logo, 50 conexões resultam em 50
mdds> instâncias de
mdds>> firebird abertas simultaneamentes...

mdds>> veja se rodar firebird em modo superserver te ajuda...

mdds>> Alysson Gonçalves de Azevedo
mdds>> (11) 8491-7730

mdds>> (\(''^_^ )/)

mdds>> "Pobre vive dizendo que não tem nada, mas quando vem a enchente, ele
mdds> sai
mdds>> gritando: -Perdi tudo!!!"

mdds>> Em 4 de novembro de 2010 14:35, marlon david de souza
mdds>> <marlon em sysmo.com.br>escreveu:

> [...]
mdds>> FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em www.locador.com.br
mdds>> Para saber como gerenciar/excluir seu cadastro na lista, use:
mdds>> http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107
mdds>> Para consultar mensagens antigas: http://firebase.com.br/pesquisa