[firebase-br] OFF - Alguem que utilize o mysqldump

Eduardo C ecostas em gmail.com
Qui Maio 27 09:08:49 -03 2010

Bom dia, Sandro.

Se você digitar no prompt de comando, a partir do diretório onde está
instalado o MySQL,
   mysqldump --help

terá as diversas opções. Sugiro que use
   mysqldump --help > texto.txt
para poder visualizar melhor as opções, pois o texto é longo.

O ideal é fazer o dump a partir do servidor e algumas das versões do
MySQL têm essa restrição. Você precisa também ter permissões para o
backup. Uma linha de comando simples pode ser
, onde o que está entre <> é um parâmetro:
   <usuario> - em caso de necessidade, use root
   <senha> - se houver
   <porta> - se o MySQL estiver usando uma porta que não seja a padrão, 3306
  <bancoDeDados> - seu banco. Existem opções para vários bancos de
dados e/ou tabelas específicas
  <arquivo> - normalmente coloco o nome do banco com a extensão SQL,
mas isso é questão de gosto pessoal

Você verá no texto de auxílio que pode fazer lock; salvar em diversos
formatos, o que pode ser útil se estiver gerando um backup para
colocar em um banco MySQL de versão diferente da sua; mandar criar o
banco de dados; mandar apagar as tabelas antes de restaurá-las; fazer
backup somente dos metadados ou dos dados, etc.

Para restaurar o backup, a partir da linha que coloquei no início da
mensagem, use algo como
Algumas vezes coloco a opção -f para forçar a continuação, seja no
mysqldump ou no mysql, em vez de permitir o cancelamento do comando no
primeiro erro. Isso pode ser interessante se houver erros no banco.

Espero ter ajudado.

Eduardo