[firebase-br] situação estranha com firebird

Elton da Motta Barbosa embarbosa em gmail.com
Seg Maio 24 16:50:37 -03 2010

>Elton,
>  não sei se expliquei errado sobre o commitretainning. é justamente o
>contrario, qualquer insert/update/delete eu uso ele. nunca deu erro de
>lockconflict, nunca usei commit, não sei como funcionaria caso colocasse.
>você aconselha?
>sobre o problema, realmente ainda não percebi alguma relação com nada do
>sistema, curiosamente aconteceu depois que fiz uns backups/restores quando
>deu uma forte queda de energia na empresa, porém o firebird não acusa mais
>erros no banco.
> [...]

A questão Fernando não é erro de lockconflict. O commitRetaining não
fecha a transação. Apenas faz o commit, mas continua com a mesma
transação aberta. Isso implica em transações abertas por um tempo
muito maior e assim você terá problemas.
Tem alguma coisa sobre isso aqui na lista e em outros lugares.
Pesquise por favor sobre o Commitretaining na lista, caso não encontre
poste novamente uma dúvida mais específica e espere alguém postar algo
mais substancial.

Se eu aconselho a trocar os commitRetaining por Commit? Sim! Sem
dúvida! Faça isso sempre que possível. Nos momentos impossíveis, tente
fazer o menor uso possível do CommitRetaining e RollbackRetaining, e
assim que possível, faça um commit ou rollback.

Sobre não ter dado erro antes, é que esse erro é um problema a longo
prazo, ele não acontece imediatamente, e sim quando há muitas
transações que já deviam ter sido apagadas mas ainda estão no banco de
dados.

Sobre as tabelas de monitoramento, eu perguntei pois elas poderiam ser
um problema (há um bug na versão 2.1.3 que está sendo corrigido no
momento). Como você não faz uso, não se preocupe, pois não fazem parte
do seu problema.

tem artigos no Firebase sobre os assuntos

acho que é o suficiente para começar O_O