[firebase-br] situação estranha com firebird

Robson Catunda robson.catunda em gmail.com
Qui Maio 20 10:42:37 -03 2010

Fernando,

1 - esse banco foi criado originalmente na versão fb2.1.3 ?

2 - caso tenha sido em versões anteriores vc fez o backup na versão original
e restaurou na 2.1.3 ?

3 - que eu saiba, à partir da versão 1.5 o firebird começou a se desvincular
do interbase, passando a ter funcionalidades próprias, e o ibx, que é
originalmente pra interbase, tb deixou de acompanhar as funcionalidades do
firebird. Eu há muito troquei o ibx pelo dbexpress. Mude tb pra dbexpress ou
ibo.

4 - veja se não há excesso de indices.

5 - ibx trabalha muito com transações aparentes. Verifique se estão todas
sendo tratadas e finalizadas corretamente. Transações abertas e esquecidas
são a maior causa de lentidão sistematica nos bd, que começa com desempenho
normal e aos poucos vai ficando lento.

6 - sendo multi-usuários, com servidor único,  verifique se algum usuário
engraçadinho não instalou o um servidor de firebird no terminal dele e está
se conectando à sua base de dados.

7 -  por último, verifique as parametrizações de suas consultas.