[firebase-br] situação estranha com firebird

Fernando Filho nanfilho em gmail.com
Qui Maio 20 09:53:47 -03 2010

Olá pessoal, sou novo na lista entrei aqui para ajudar os mais novos e
tambem tentar ajuda para "broncas" feias ^^
já tive muitos desafios com o firebird e fui resolvendo , até que me deparei
com esse que até agora pelo menos não resolvi..

vamos lá
tenho um sistema rodando numa empresa a 2 anos +- , com umas 40 máquinas
client-server , delphi 2007, IBX, firebird 2.1.3 .
há pouco mais de 3 meses o sistema simplesmente parava 1x por dia, depois de
uns 15 dias, fiz uma análise com o gfix, que encontrou inúmeros erros de
index e outros mais.
fiz um backup-restore, e ok, no erros, o sistema parou de dar a bendita
travada diaria.
estava tudo perfeito, até que na semana passada, um trator bateu em um poste
aqui do lado da empresa, e o servidor(que tinha um no break que estava ruim
=/) simplesmente não aguentou, reiniciando varias vezes em pleno uso na
empresa. resultado: o banco simplesmente "se ferrou" perdeu indices,
constraints e tudo mais.
demorei algumas horas para "limpar" tudo, novamente usando o gfix checando
erros, backup restores, etc. deixei o banco 100% inclusive ficou mais
rápido.
agora o sistema pelo menos 3x por semana para 1x por dia novamente.
informações importantes:

-o sistema começa a ficar extrememamente lento, pra não dizer impraticável.
-verificando processo do firebird no windows, está tudo normal.
-acesso o banco via ibxexpert tambem sem problemas
-basta dar stop/start no firebird que tudo volta ao normal

pra terminar: tenho uma pastinha chamada "manutenção" que uso no pen drive
pra fazer essas analises do gfix de emergencia. obviamente tenho a
fbclient.dll dentro dela
notei que a data da dll está mais antiga do que a do servidor (2.1.3)
realmente não lembro de qual versão é a minha dll do pen drive, vou tentar
hoje a noite fazer novamente
um backup restore usando a dll atualizada. será que isso tem alguma relação?

estou tentando de tudo, desculpem o texto longo, mas é para que fique bem
claro.
abraço a todo!

--
Atenciosamente