[firebase-br] RES: Fotos no arquivo

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Qua Maio 12 17:31:53 -03 2010

Olá

Uma coisa importante a se considerar nesses caso é a necessidade de backup.
Normalmente, backup dos dados são muito mais críticos que de fotos, e se
o banco cresce muito com fotos, os backups ficam cada vez maiores e mais
demorados para serem gerados.

Por aqui, usamos o nbackup com schedule de hora em hora para o nível 2,
1 x ao dia para o nível 1 e 1 x por semana para o nível 0. As fotos,
armazenamos em uma pasta separada com backup 1 x ao dia de madrugada e
incremental (os próprios compactadores gerenciam isso).

Outra coisa importante a se considerar é o formato das fotos: jpg e png
são bem tranquilos, pois são pequenos e leves de carregar, já os bmp,
bem maiores. Em nosso caso, onde armazenamos, na maioria, fotos 3x4,
temos uma rotina que as reduz a 120x160 pixels antes de armazenar (4 a 8
kb). Acho isso importante, pois com a facilidade em se tirar fotos de
alta resolução, o pessoal acaba armazenando imagens de 5-6MB e depois
não etendem porque que a coisa fica lenta.

Bem, é isso. Espero que ajude.

Eduardo