[firebase-br] Migrar firebird 1.5 / 2.1 / 2.5

ericrodrigues ericrodrigues1509 em gmail.com
Qua Mar 17 10:27:38 -03 2010

    Olá pessoal...

    Tenho um cliente que usava a versão 1.5 superserver do firebird...
estava ocorrendo que ele possui um servidor multiprocesso (se não me engano
16 núcleos) e estava dando gargalo em um núcleo e com os outros sem
processar nada. Sujeri a troca para a versão 2.1 classic para aproveitar os
outros núcleos.

    Em testes junto ao cliente, funcionou perfeitamente mas quando colocamos
na base de execução ocorreram problemas em algumas lojas. ele informou que
quando muitas estações(em media 90 estações)  estavam acessando a base
algumas não conseguiam gravar e outras ficavam lentas para leitura enquanto
outras, funcionavam perfeitamente e quando poucas estações estavam acessando
funcionavam todas normalmente... ate com uma melhora considerável em relação
a versão 1.5. Eu não tive acesso aos problemas pois quando entraram em
contato pra informar o problema, já haviam removido a versão classic e
instalado a superserver, mas continuam usando a versão 2.1.

    Baseado no relato do cliente, imagino que o firebird não conseguiu
administrar todas estações. Tenho certeza que não foi problema de hardware
pois o servidor possuía hardware de sobra (processador,memória e
armazenamento grande e rápido). Sei que a primeira resposta seria rever as
querys do meu sistema. Mas não sei se seria esse o problema também pois ele
relatou que quando poucas estações estavam usando o sistema ficava ótimo e
possuo um outro cliente com o mesmo software e 50 estações e apos migrar
para a versão 2.1 classic, resolveu todos problemas de desempenho dele.

    Enfim, em reunião com meu chefe e o cliente, expus 3 possibilidades.
Revisão das querys no nosso software, substituição do SGDB ou aguardar a
versão 2.5 do firebird. Todos fomos de acordo que para revisar todas querys
seria mais viável mudar para outro SGDB pois o tempo gasto seria
praticamente o mesmo e com certeza solucionaria o problema já que se não
fosse encontrado nenhuma falha no nosso software, o novo SGDB resolveria o
problema na performance. Então estamos aguardando a nova versão do firebird
para ver se solucionamos o problema.

    Bom, em vista do que descrevi acima, gostaria de saber a opinião de
outros desenvolvedores. Estou seguindo o caminho certo? Sei que as
informações que forneci são um pouco vagas. Mas são as que tenho disponível.
Sempre tenho problemas com esse cliente pois não aceitam muito mudanças.

    Minha outra duvida é sobre a atual situação da atual versão 2.5 super
classic. Quem esta acompanhando seu desenvolvimento acha que já é possível
trabalhar com uma base de dados com recursos desenvolvidos na versão 1.5 sem
problemas??

     Se alguém puder opinar agradeço. Pois irei juntar a proposta de
migração para a nova versão que vou apresentar ao cliente.

    Desculpem me estender muito mas como não tenho muitos detalhes tentei
detalhar ao maximo os poucos que possuo.

    Abraço e bom trabalho a todos.