[firebase-br] RES: pegar usuario conectado

Jose Aparecido da Silva joseasilva em bol.com.br
Qua Mar 10 22:05:17 -03 2010

Faz assim:

1. Crie uma procedure onde você irá setar o usuário responsável pela
transação:

SET TERM ^ ;

CREATE OR ALTER PROCEDURE PROC_SETAR_SISTEMA (
    usuario varchar(15))
as
begin
    RDB$SET_CONTEXT('USER_SESSION', 'USUARIO', :usuario);
end^

SET TERM ; ^

2. No teu sistema depois de iniciar a transação você chama a procedure e
seta o usuário responsável.

3. Realiza as operações

4. Registra o log através dos seguintes recursos do FB:

IPCLIENTE =  rdb$get_context('SYSTEM', 'CLIENT_ADDRESS');
USER_BD =  CURRENT_USER ;
TRANSACAO =  rdb$get_context('SYSTEM', 'TRANSACTION_ID');
USUARIO_DO_SISTEMA =  rdb$get_context('USER_SESSION', 'USUARIO');

5. Encerra a transacao.

Para concluir e entender oque foi feito, dê uma olhada nos exemplos do FB na
pasta doc\sql.extensions o arquivo README.context_variables2.txt

[ ]'s
Jose Aparecido da Silva
Fasystem