[firebase-br] RES: Senha do SYSDBA

Leonardo Melo leonardovazmelo em gmail.com
Sex Mar 5 11:40:36 -03 2010

Vamos lá.

- Criei uma coluna CRC_REG em cada tabela que eu queria proteger, isso para
o caso das tabelas que eu queria proteger a linha.

- Criei um campo CRC_NOMETABELA em uma tabela de parâmetros, para proteger
tabelas inteiras. Para o caso das tabelas de sistema. No meu caso ela
informa a data de vencimento de um determinado tributo com base na
classificação do contribuinte.

Com base nessas informações, criei duas funções genéricas para calcular um
hash matemático bem complexo com criptografia de 128 bits. Quando o sistema
vai acessar o registro, no caso do Delphi no AfterScroll, eu recalculo o
hash. Se os valores não coincidem, é porque desde a última vez que o sistema
gravou algo, alguém alterou (por fora é claro). E neste caso, eu
simplesmente não deixo o usuário ter acesso ao registro. Dependendo do que
ele alterou, ele fica até sem a base de dados.