[firebase-br] Senha do SYSDBA

Magno System magnosysteminformatica em gmail.com
Sex Mar 5 10:35:02 -03 2010

O FIREBIRD  NUNCA, NUNCA, NUNCA vai garantir que seus dados não sejam
acessados sem uma proteção adicional de um SISTEMA OPERACIONAL impedindo o
acesso físico ao banco.

Aí você me pergunta: e se o Yemanov e equipe colocarem uma senha de proteção
no banco e não só no servidor ??? Fácil, se chegar um fera, ele altera o
fonte do "FIREBIRD DELE" (é open source) e acessa o seu banco
desconsiderando a senha nele cadastrada.

Portanto, temos que ser práticos:

1 - Nem todo sistema tem um perfil onde esta proteção ao banco de dados se
faz necessária. 99% dos usuários finais nem sabem o que é banco de dados,
que dirá abrí-los.

2 - O código no FIREBIRD (STORED PROC, TRIGGERS, UDF, ETC) trabalha dentro
de um contexto que também envolve o aplicativo (executável) e este tem o seu
fonte inacessível. Acho imensamente trabalhoso para um desenvolvedor fazer
um sistema a partir de um código do banco de dados. É mais fácil ele fazer o
próprio código dele.