[firebase-br] Check condicional

Qua Mar 3 06:51:52 -03 2010

Bom dia/tarde Rodrigo.

Grande Rodrigo, tem sim.

Veja o seguinte exemplo:

CREATE TABLE TESTE (CAMPO1 INTEGER, CAMPO2 INTEGER);

Agora, queremos obrigar o campo2 a ser obrigatório se o campo1 tiver
algum valor, dessa forma podemos criar a seguinte regra:

ALTER TABLE TESTE ADD CONSTRAINT CK_TESTE_CAMPO2 CHECK ((CAMPO1 IS
NULL)OR((CAMPO1 IS NOT NULL)AND(CAMPO2 IS NOT NULL)));

Agora é só testar:

INSERT INTO TESTE (CAMPO1) VALUES (NULL);

Funciona.

INSERT INTO TESTE (CAMPO1) VALUES (123);

Não funciona, pois não preenchemos o campo2 também.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D