[firebase-br] Curiosidade. Firebird 2.5 x 3.0

Marcelo Fortes fortes.m em gmail.com
Qua Mar 3 05:08:55 -03 2010

Estranho, isso é o que a versão 3.0 "deveria" fazer!
uma coisa que o InterBase, desde a versão 7.0 faz muito bem diga-se de passagem.
REAL SMP!!!!
Mas esqueci que a lista é quase que é um pecado falar no InterBase.
Não por suas qualidades ou seus pecados técnicos, nas por que não é
software livre "detalhe Firebird é Open Source mas não é Livre" mas
todo mundo faz questão de Esquecer esse detalhe.

Bem Super server se dá melhor com multi processamento porquê, cada
instância de conexão com o banco é criado um novo cache e uma nova
instância para manipular a nmemória e os registros de base de dados,
obviamente se a máquina tiver mais de um processador ou Core "núucleo
de processamento", ela vai tentar via sistema operacional distribuir
cada um dessses processo + ou - independentemente tirando proveito
destes "X" processadores ou núcleos, porém é um alternativa não
escalável pois cada conexão vai comer "X" de memória para cada
conexão. A idéia do pessoal do Firebird é comparar as performances das
distintas arquiteturas para ver quem se sobressai melhor. Coisa que na
minha humilde opinião é uma perda de tempo, deveria-se sepultar de vez
a arquitetura ClassicServer e apagar todo este trambolho dos fontes e
fazer todas as rotinas pertinentes SMP usando um layer posix para as
arquiteturas Unix.
Mas não as mentes iluminadas do leste europeu preferem remover a
compatibilidade com arquiteturas já comprovadas como UnixWare,
(provavelmente só, por que, é da SCO) mas manter HP-UX somente das
última versão por que somente esta última é Posix SMP compatível.

Depois falam mal por que o MySQL ou o Postgres tem mais eco na
comunidade de software livre !!!
Por que fazem o software mais portável o possível? E simplesmente
ninguém dos desenvolvedores do Firebird chegou a um, consenso de como
portá-lo para uma arquitetura real SMP que diga-se de passagem não é
realmente fácil mas deveriam abstrair isso para os sistemas
operacionais e como eles manipulam "lock dos processos"
Essa é minha humilde opinião.

Firebird 3 daqui a dois ou três anos.
Marcelio Fortes.