[firebase-br] Se já há firebird na máquina

Valmir Cardoso valmircardoso em redel.com.br
Sex Jun 11 08:16:54 -03 2010

Pessoal,

Ainda estou utilizando o Firebird 1.5 PTBR.

Aliás...sai de baixo...este negócio de Firebird é simplesmente sensacional.
Já faço uso dele por uns 5 anos e nunca...repito...nunca fui chamado por uma
corrupção de dados. Somente em um cliente certa vez fomos chamados por perda
de dados em uma tabela...e a culpa era nossa...que numa rotina de
atualização automática de recebimento de boleto bancário, via arquivo de
banco...não comitamos. Nossa maior base de dados não é enooooooorme...mas
tem 400 Mb.

Preciso de opiniões:

Se eu chegar num cliente para instalar um sistema e perceber que na máquina
dele já há um servidor firebird rodando:

a) Se for menor que 1.5, posso desintala-lo e instalar o 1.5 PTBR sem
problemas para o outro soft?
b) Se for 1.5 comum, posso fazer o mesmo acima?
c) Se for 2.0 ou maior, o que vocês sugerem?

Valmir