[firebase-br] Firebird consumindo muito recurso do processador

Brunno Bettini brunnobb em gmail.com
Qua Jul 21 15:57:21 -03 2010

esse erro de rede pode interferir também..
sua ferramenta pode ter indicado apenas essas 52 transações... mas na
verdade, estao sendo mantidos registros de 114250 transações...
isso pesa muito no servidor, usando muita memoria e processamento...
ainda mais se sweeps estiverem ocorrendo

acredito que o commit ajudaria MUITO o desempenho do seu servidor...

eu estou usando o fb_lock_print do fb 2.5... vi no changelog que
mudaram os parametros. estou sem o 2.1 para testar agora.. mas basta
conseguir rodar esse comando que você tera um log importantíssimo no
caso de classic servers (se conseguir rodar me mande o log... pode ser
uma outra maneira de solucionar essa instabilidade do seu bando)

fora isso... esse seu gstat nao trouxe o intervalo de sweep...
isso voce pode conseguir dando um simples

select mon$sweep_interval from mon$database
(caso seu banco tenha sido criado no 2.1)

se esse valor estiver como 20000 tente usar um

gfix -housekeeping 0 <banco> -user SYSDBA -pass masterkey

e agende um
gfix -sweep <banco> -user SYSDBA -pass masterkey
conforme disponibilidade de horario do seu sistema
(ele ficara um pouco mais lento durante o sweep)