[firebase-br] Review do 7º Firebird Developers Day

Seg Jul 19 08:39:53 -03 2010

BD>    1. Estamos participando de um evento sobre o banco de dados open-source
BD>    Firebird. Por que motivo estava uma folder do SQL Server na pasta que todos
BD>    receberam? Faz algum sentido? Eu não entendi nada.

Eu já esperava esse tipo de comentário ;-) Vamos lá:

A Microsoft foi uma das patrocinadoras do FDD, então tinham direito a
colocar o material que quisessem na pasta do evento. A palestra que
eles deram mostrou como se pode fazer um link entre um Firebird <->
SQL Server e utilizar as ferramentas de BI para fazer Datamining. O
material para ser inserido no folder chegou até mim um dia antes das
pastas serem montadas, e quando vi o que mandaram, já imaginei que
algumas pessoas não iriam gostar. Me parece que, na verdade, deveria
ter vindo algum material sobre Cloud, mas acabaram enviando aqueles
folhetos de SQL Server (o que, de um certo ponto de vista, até faz
sentido, pois o evento tinha pessoas interessadas em BD, e eles
provavelmente queriam mostrar o deles ;-).

De qualquer forma, eu sinceramente não encaro o SQL Server como
concorrente do Firebird:

- O SQLServer é fácil de instalar e praticamente livre de manutenção e
  de DBA?
- O SQLServer é gratuito? (não estou falando de versões limitadas)
- O SQLServer tem versão embedded que dispensa instalação?
- O SQLServer é OpenSource?

Eu poderia continuar a lista, mas acho que já ficou clara a idéia.
Mesmo assim, tem pessoas que usam SQLServer, e também Firebird. Ou
seja, tem espaço para todo mundo. No meu caso, até hoje, o Firebird
supriu todas as minhas necessidades, e nunca precisei usar outro SGBD.

BD>    2. Outra coisa que também não gostei, foi a palestra de mineração de
BD>    dados. Eu, como outras pessoas que conversei, esperavam algo mais
BD>    aprofundado e que tivesse mais relacionado com o Firebird. Só foi mencionado
BD>    o nome "Firebird" uma única vez, depois... SQL Server, Access e, Excell. Não
BD>    estou aqui querendo diminuir a importancia destas ferramentas, mas se
BD>    estamos em um evento de Firebird, espera-se que as palestras sejem focadas
BD>    no Firebird.

Infelizmente eu não pude assistir essa palestra, pois ela foi
concorrente com a minha. Você pode responder a pesquisa de satisfação
que já está no ar e fazer seus comentários, que serão enviados ao
palestrante.

[]s
Carlos H. Cantu