[firebase-br] Backup/Restore - Desempenho abaixo do esperado

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Qui Jul 1 22:34:40 -03 2010

Complementando a resposta do Valdir.

tanto o Backup quanto o restore são processos sequenciais com ZERO de
paralelismo. é um processo batch, restaura todas as tabelas, e depois
cria sequencialmente um por um dos índices.

Já questionei alguns membros da equipe de desenvolvimento do Firebird,
e tive uma resposta não muito animadora sobre isto:

 - 1º) mudar isto implica em quebra de compatibilidade com as versões
anteriores do gbak.
 - 2º) isto aumentaria o consumo de memória (que hoje é absurdamente
baixo, e raramente passa de 40 mb se não forem mudados o tamanho da
cache do banco). Lembre-se o firebird pode ser executado em qualquer
máquina capaz de rodar satisfatoriamente o windows 95/98.

Então, entrar no swap ele não vai, mas 4 gb de ram é muito pouco para
fazer cache de disco de um arquivo de 13 GB (que deve ter muitos
índices grandes pelo seu relato).

isto quer dizer, que a "restauração dos dados" deverá ser muito mais
rápida no servidor 2 do que no primeiro, porém na criação dos
índices... o que conta é o clock e cache interna do processador. isto
quer dizer que um Single-core de 3.73 GHZ pode ser muito mais rápido
que um Quad-Core de 2.8.

Duas coisas que teriam um grande impacto no tempo do restore, seria :

1º) aumentar a RAM para pelo menos 16 GB, assim caberia o banco
inteiro na memória e reduziria I/O.
2º) trocar os discos de 7200 rpm por discos de 15.000 rpm (de
preferência de 2.5") que oferecem menor latência.

Abraço

Eduardo Jedliczka