[firebase-br] RES: Ref. Armazenar foto BMP ou JPG em Firebird 1.5

Jose Aparecido da Silva joseasilva em bol.com.br
Ter Jan 26 13:08:12 -03 2010

Eu uso Delphi 7, IBX e FB 2.13

Eu sempre crio os seguintes domains:

CREATE DOMAIN BLOBGRAFICO AS BLOB SUB_TYPE 0 SEGMENT SIZE 80;
CREATE DOMAIN BLOBARQUIVO AS BLOB SUB_TYPE -2 SEGMENT SIZE 1024;
CREATE DOMAIN BLOBTEXT AS BLOB SUB_TYPE 1 SEGMENT SIZE 80 CHARACTER SET
WIN1252;

O Domain BLOBGRAFICO eu utilize para imagens em geral.
O Domain BLOBARQUIVO para arquivos diversos como: pdf, doc, vídeos e outros
O Domain BLOBTEXT eu utilizo para guardar textos longos.

Quando defino os campos da minha tabela eu atribuo os domain a eles.
Tenho guardado arquivos e imagens junto com as informações e o banco
continua rápido como sempre. O BD já está com 3Gigas.
Só tome o cuidado de numa pesquisa trazer todos os campos blobs de uma só
vez e sem necessidade. Como eles são grandes com certeza o retorno da linha
da tabela será mais demorado. Só traga um campo blob quando ele for
necessário.

Quanto ao processo de gravar e recuperar é só dar uma pesquisada no google
com as palavras "salvar imagens firebird" e terá muito material, inclusive
no site da firebase tem material sobre isso.
Se você informar qual a linguagem, Componentes de acesso você usa quem sabe
eu poderia te dar alguma dica.

[ ]'s
Jose Aparecido da Silva
Fasystem