[firebase-br] Lentidao em Base de dados Grande

Rodrigo dominio em engeplus.com.br
Seg Jan 25 18:13:15 -03 2010

Boa tarde Elton,

La vai,

PLAN (ITENS NATURAL)

Prepare: 265 ms  Execute: 10 s 703 ms  Fetch: 10 s 703 ms

Grato,
Rodrigo

----- Original Message -----
From: "Elton da Motta Barbosa" <embarbosa em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, January 25, 2010 2:17 PM
Subject: [firebase-br] Lentidao em Base de dados Grande

Olá rodrigo,

 Então, vamos lá,

>>// Qual mesmo a versão do FB?
>Versao 2.5

   é importante saber a versão pra saber se podemos usar alguma
otimização, comandos específicos, ou se talvez haja algum bug
relacionado, por isso, sempre ao postar dúvidas coloque a versão :)
Bem você deve saber que a versão 2.5 é ainda um Release Candidate, e
por isso não deve ser usada ainda em sistemas finais certo? A menos
que você esteja falando da 2.0.5. Eu ainda não trabalhei com a versão
2.5, mas não acho que tenha havido muitas alterações a ponto de
impedir a ajuda.

   prosseguindo...

>SELECT ENTRADA FROM ITENS WHERE SEQUENCIAL=110223  1.83 segundos // é aqui
>problema.

    Acho que não fui muito claro nesse ponto. O que eu gostaria de
saber é qual o PLAN que o Firebird está usando ao executar esse
SELECT. Para observar isso, execute esse mesmo Select no ISQL,
IBExpert, FlameRobin ou outra ferramenta de sua opção, e veja que ele
retorna um comentário que se inicia com PLAN. No IBExpert, na tela de
um SQL Editor, fica logo embaixo num painel Messages, assim que você
executa (ou prepara) o Select.
   Esse PLAN indica, digamos, "o caminho" que o Firebird usou pra
achar o(s) registro(s), e vai nos dar pistas do motivo da demora.

>Funciona mais ou menos assim, quando eu incluo um produto na venda é "S" no
>caso saida, para diminuir do estoque, e quando no meio da venda por ex. o
>cliente resolva cancelar determinado item, no caso seria "E" para entrar no
>estoque novamente.
>Minha duvida agora é como posso proceder para tratar essa situação.
>Se tiverem uma ideia.
>Grato, Rodrigo

Opa, acho que entendemos o funcionamento. Mas então, tente nos mandar
o PLAN, que acho que poderemos ajudar.
Aguardando.

http://www.eset.com